Saúde financeira e o ponto de equilíbrio operacional de uma empresa: por que são tão importantes?
Duas coisas tão importantes, não é mesmo? Saúde financeira e ponto de equilíbrio operacional, são critérios de grande relevância para qualquer tipo de negócio.
Para se ter saúde financeira é preciso gerar lucro, porém nem sempre quem gera lucro tem saúde financeira, pois o lucro gerado pode não ser suficiente, e este é um dos motivos pelos quais o conhecimento do ponto de equilíbrio se torna tão importante.
É através do conhecimento e análise do ponto de equilíbrio que poderá se tomar melhores decisões, ou ainda, fazer correções, sempre que necessárias, acerca das estratégias de vendas, do planejamento dos custos e despesas, e desta forma melhorar a saúde financeira do negócio.
Somente a análise de dados financeiros e contábeis poderá elucidar essa realidade, que não deve estar distante, e sim muito próxima das questões empresariais.
Break-even ou ponto zero
O ponto de equilíbrio é o ponto onde o lucro da empresa é igual a zero, ou seja, as receitas são suficientes para cobrir todos os gastos com impostos, custos e despesas.
Toda vez que o ponto de equilíbrio é atingido, a empresa passa a ter uma possibilidade maior de gerar lucro naquele período, e assim, evitar dificuldades ou apuros financeiros.
Para se conseguir chegar ao cálculo exato do ponto de equilíbrio, é preciso entender todos os dispêndios, ou seja, todas as saídas de recursos da empresa. Isso quer dizer que para se calcular o ponto de equilíbrio, será necessário levantar todos os pontos descritos abaixo:
- Impostos sobre vendas.
- Custos de produção.
- Custos de prestação de serviços.
- Custos de revenda.
- Despesas fixas: pessoal, administrativas, comerciais e financeiras.
- Gastos com investimentos.
- Gastos com endividamento.
- Gastos com parcelamentos fiscais.
- Recursos destinados a sócios.
Conhecendo todas estas informações, fica muito mais fácil e assertivo fazer a previsão do ponto de equilíbrio do negócio.
Dessa forma, a empresa terá uma maior possibilidade de arcar com suas responsabilidades, evitando assim, dificuldades no seu fluxo de caixa.
O contador experiente saberá realizar esses cálculos todos, de modo a prever quais são os produtos que merecem mais atenção para poder colher mais lucros. Dentro desse critério e com um acompanhamento assertivo, a empresa tem melhores condições de atuar e performar com um fluxo de caixa no azul.
O problema é que, muitos empresários, acham que fazendo essas contas sozinhos, saberão como encontrar esse ponto de equilíbrio, quando, na verdade, os indicadores vão muito além do que a visão do empreendedor consegue enxergar.
E quando falamos em ponto de equilíbrio operacional de um todo, é preciso destacar o quanto ele está associado e vinculado a questão da saúde financeira.
Portanto, se você e sua empresa não possuem uma assessoria contábil e financeira que fornece esse amparo, você certamente está em sérios apuros e, muito provavelmente, passando por grandes conflitos econômicos, comerciais, fiscais, tributários e financeiros.
Então, nada melhor que procurar ajuda, certo?
Vamos conversar!