Saúde financeira e o ponto de equilíbrio operacional de uma empresa: por que são tão importantes?

Saude Financeira E O Ponto De Equilibrio Operacional De Uma Empresa Por Que E Tao Importante Post Blog Hands Gestão Estratégica Notícias E Artigos Contábeis - Terceirização Financeira | Hands Financeiro

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Saúde financeira e o ponto de equilíbrio operacional de uma empresa: por que são tão importantes?

Duas coisas tão importantes, não é mesmo? Saúde financeira e ponto de equilíbrio operacional, são critérios de grande relevância para qualquer tipo de negócio.

Para se ter saúde financeira é preciso gerar lucro, porém nem sempre quem gera lucro tem saúde financeira, pois o lucro gerado pode não ser suficiente, e este é um dos motivos pelos quais o conhecimento do ponto de equilíbrio se torna tão importante.

É através do conhecimento e análise do ponto de equilíbrio que poderá se tomar melhores decisões, ou ainda, fazer correções, sempre que necessárias, acerca das estratégias de vendas, do planejamento dos custos e despesas, e desta forma melhorar a saúde financeira do negócio.

Somente a análise de dados financeiros e contábeis poderá elucidar essa realidade, que não deve estar distante, e sim muito próxima das questões empresariais.

Break-even ou ponto zero

O ponto de equilíbrio é  o ponto onde o lucro da empresa é igual a zero, ou seja, as receitas são suficientes para cobrir todos os gastos com impostos, custos e despesas.

Toda vez que o ponto de equilíbrio é atingido, a empresa passa a ter uma possibilidade maior de gerar lucro naquele período, e assim, evitar dificuldades ou apuros financeiros.

Para se conseguir chegar ao cálculo exato do ponto de equilíbrio, é preciso entender todos os dispêndios, ou seja, todas as saídas de recursos da empresa. Isso quer dizer que para se calcular o ponto de equilíbrio, será necessário levantar todos os pontos descritos abaixo:

Ebook 960w - Terceirização Financeira | Hands Financeiro
  • Impostos sobre vendas.
  • Custos de produção.
  • Custos de prestação de serviços.
  • Custos de revenda.
  • Despesas fixas: pessoal, administrativas, comerciais e financeiras.
  • Gastos com investimentos.
  • Gastos com endividamento.
  • Gastos com parcelamentos fiscais.
  • Recursos destinados a sócios.

Conhecendo todas estas informações, fica muito mais fácil e assertivo fazer a previsão do ponto de equilíbrio do negócio.

Dessa forma, a empresa terá uma maior possibilidade de arcar com suas responsabilidades, evitando assim, dificuldades no seu fluxo de caixa.

O contador experiente saberá realizar esses cálculos todos, de modo a prever quais são os produtos que merecem mais atenção para poder colher mais lucros. Dentro desse critério e com um acompanhamento assertivo, a empresa tem melhores condições de atuar e performar com um fluxo de caixa no azul.

O problema é que, muitos empresários, acham que fazendo essas contas sozinhos, saberão como encontrar esse ponto de equilíbrio, quando, na verdade, os indicadores vão muito além do que a visão do empreendedor consegue enxergar.

E quando falamos em ponto de equilíbrio operacional de um todo, é preciso destacar o quanto ele está associado e vinculado a questão da saúde financeira.

Portanto, se você e sua empresa não possuem uma assessoria contábil e financeira que fornece esse amparo, você certamente está em sérios apuros e, muito provavelmente, passando por grandes conflitos econômicos, comerciais, fiscais, tributários e financeiros.

Então, nada melhor que procurar ajuda, certo?

Vamos conversar!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Quais Os Principais Erros De Gestão Financeira No Comércio (1) - Terceirização Financeira | Hands Financeiro

Quais os principais erros de gestão financeira no comércio?

Descubra quais os principais erros de gestão financeira e como mudar essa realidade no seu comércio varejista Desvende os erros financeiros do seu comércio varejista e saiba como agir para virar esse jogo Gerenciar o departamento financeiro de um comércio

Saiba Como Potencializar A Apresentacao Comercial Do Bpo Financeiro Em Sua Contabilidade Post - Terceirização Financeira | Hands Financeiro

Apresentação comercial: veja como otimizar o seu BPO Financeiro

Saiba como levar a apresentação comercial do seu BPO Financeiro ao nível de excelência! Fique por dentro de dicas para otimizar a apresentação comercial do BPO Financeiro em seu escritório contábil Qualquer escritório de contabilidade que busca estar atualizado com

Contador Com Isto VocÊ Vai Evitar A FalÊncia De Seus Clientes - Terceirização Financeira | Hands Financeiro

Falência empresarial: como evitar em sua contabilidade

Saiba o que fazer para evitar a falência empresarial do seu escritório contábil Conheça o recurso estratégico para livrar o seu escritório contábil da falência  Não há dúvidas que a contabilidade cada vez mais tem mostrado a sua importância na

Conheca As Dicas Que Farao Toda A Diferenca Para Te Livrar De Uma Vez Da Crise E Evitar A Falencia Empresarial Do Seu Negocio Post - Terceirização Financeira | Hands Financeiro

Falência empresarial: como manter a sua empresa distante

Saiba como livrar a sua empresa de uma vez por todas da falência empresarial Veja as dicas cruciais para evitar a falência empresarial do seu negócio Os dois últimos anos não estão sendo fáceis para ninguém, afinal, ainda estamos vivendo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Recuperação de Crédito Tributário - é hora de economizar com…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top