Índice
Entenda como é feito o cálculo de faturamento.
O cálculo de faturamento é um processo importante para qualquer empresa, então aprenda em nosso texto como realizá-lo da forma certa.
Aprender a como fazer o cálculo de faturamento é de extrema importância para qualquer empresa.
Afinal, o faturamento trata-se de um indicador extremamente essencial para o seu negócio, mostrando um pouco da saúde financeira dele.
Entender o faturamento e seu cálculo, bem como a diferença entre faturar e obter lucro, facilitará seu processo de tomada de decisão.
Portanto, aqui você vai poder compreender de vez como fazer o cálculo de faturamento, tanto líquido quanto bruto.
Vamos lá?
Qual a diferença existente entre o faturamento bruto e o líquido
Para entender o cálculo de faturamento é necessário entender o que é o faturamento bruto e o líquido, pois são coisas distintas.
O faturamento bruto, de forma bem geral, seria nada mais do que o valor da multiplicação entre o preço do seu produto ou serviço pelo número de unidades vendidas.
Já no caso do faturamento líquido, é apenas um pouco mais complexo para se compreender.
Ele é o total do seu faturamento bruto menos todas as deduções decorrentes das vendas e dos impostos que incidem sobre cada uma das transações.
Dito isso, vamos então aprender a como fazer o cálculo de faturamento líquido e bruto.
Como fazer o cálculo de faturamento bruto
No caso do cálculo do faturamento bruto é tudo mais fácil de ser feito.
Você precisará apenas multiplicar o preço cobrado de venda do serviço ou produto pela quantidade de unidades que foram vendidas em um período.
Assim, a fórmula do faturamento bruto seria: o preço de venda x a quantidade vendida.
Para que você possa ter o valor total do faturamento bruto, é preciso calcular o faturamento de cada produto ou serviço que você vende e depois somar.
Como fazer o cálculo do faturamento líquido?
Já no caso do cálculo do faturamento líquido, ele é bastante similar com o do faturamento bruto.
Entretanto, muda em relação às deduções das vendas e também dos impostos que são cobrados em cada uma das operações.
A dedução das vendas são aqueles contratos que foram cancelados e também os produtos que foram devolvidos.
Por outro lado, os impostos são todos aqueles que foram recolhidos considerando a atividade que tem a empresa e o seu regime tributário.
A partir daí você vai poder calcular o que realmente a sua empresa conseguiu faturar de forma líquida dentro daquele período que foi estipulado.
Quanto melhor for a sua gestão financeira, melhor será o seu faturamento líquido e isso vai impactar também no seu lucro.
Hands: nosso foco é oferecer soluções que facilitem o seu dia a dia
O faturamento é um dos indicadores mais importantes para qualquer empresa, sendo assim, é essencial saber como fazer o cálculo da maneira certa.
A melhor dica é que você contrate um contador que irá auxiliar a fazer todos esses cálculos e trará melhores resultados para sua empresa.
Nós, da Hands, estamos preparados para dar a você o apoio necessário nesse e em muitos outros assuntos.
Entre agora em contato com a gente e saiba como.
Contratar um contador para me auxiliar a fazer os cálculos de faturamento para minha empresa!
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Hands Financeiro.
Atuamos como um agente de transformações para facilitar e dinamizar a gestão e o acompanhamento dos resultados da sua empresa.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.
Estamos apenas te esperando.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!