Índice
Veja quais as consequências, multas e sanções da Receita Federal ao omitir ganhos
Conheça quais os cenários em situações nas quais ocorre a omissão dos ganhos por parte do contribuinte. Confira os detalhes relacionados ao assunto!
Por mais que seja um ato ilícito, em diversos momentos, ocorrem situações nas quais o contribuinte realiza a omissão de ganhos.
Esse cenário, na teoria, é apresentado quando se busca por redução quanto aos pagamentos pertinentes aos rendimentos.
No entanto, omitir ganhos também é considerado um crime, visto que podemos definir como evasão fiscal.
Pensando nisso, a Hands Financeiro preparou este artigo para trazer algumas das consequências para essa prática, visando orientar quanto às multas e demais sanções da Receita Federal.
Portanto, continue conosco e tenha uma ótima leitura!
Omitir ganhos: quais as consequências?
Os contribuintes que fogem dos impostos por não informarem a quantidade real de dinheiro que ganham estão violando a lei.
Especificamente, não é suficiente que as autoridades fiscais saibam a quantidade de dinheiro que um contribuinte ganha; elas também devem ser informadas sobre a quantidade de dinheiro que é feita — e como.
Os contribuintes que fogem aos impostos por não fornecerem a quantia correta ou por fornecerem a quantia errada estão cometendo um ato ilícito.
Mas, afinal, quais as consequências da evasão fiscal?
Omitir ganhos, por sua vez, também pode ser considerada uma prática relacionada à evasão fiscal, como antecipamos em nossa introdução.
Apesar de parecer vantajosa, devido à redução no pagamento dos tributos, ela também é ilusória.
Afinal, caso seja confirmada a ação ilegal, uma série de consequências e penalidades podem ocorrer ao contribuinte.
Partindo do princípio que a omissão dos ganhos é considerada um crime de sonegação, os principais problemas a serem enfrentados são:
- Multa variante de duas a cinco vezes referente ao valor sonegado;
- Prisão por período de seis meses a dois anos.
Vale ressaltar que, caso seja enquadrada de acordo com a Lei 8.137/90, o período de reclusão pode chegar aos cinco anos.
Dessa maneira, assim como é crucial evitar omitir ganhos, contar com o apoio de profissionais especializados pode auxiliar em todo o processo de elaboração das declarações pertinentes aos seus rendimentos.
Assim, evita-se o risco de enfrentar problemas junto à Receita Federal.
Considere terceirizar a gestão financeira de sua empresa
Por meio de uma terceirização da gestão financeira, você terá as devidas ferramentas para cuidar de todos os quesitos relacionados às atividades praticadas por sua empresa.
Além disso, contará com otimização de tempo e recursos, o que tornará seu dia a dia ainda mais proveitoso e o seu negócio mais econômico.
Assim, você terá disponibilidade para se atentar e cuidar de outros aspectos essenciais em seu dia a dia, como a produtividade e a lucratividade.
A Hands Financeiro oferece um serviço de terceirização da gestão financeira que permitirá que aplique seus conhecimentos, aprendizados e técnicas desenvolvidas em meio à sua experiência para obter um melhor desenvolvimento.
Com a terceirização da gestão financeira, podemos oferecer algumas soluções como:
- Redução de custos com softwares;
- Redução relativas às despesas com pessoas;
- Maior eficiência e segurança nos processos;
- Implementação dos processos e métodos administrativos financeiros;
- Organização financeira com maior precisão;
- Otimização de tempo; entre outras.
Dessa maneira, podemos assegurar que sejam evitados eventuais problemas com relação à omissão de ganhos.
Conte conosco, da Hands
Nós, da Hands Financeiro, somos uma empresa que tem como foco entregar uma gestão financeira precisa às pequenas e médias empresas que buscam maior equilíbrio e segurança por meio da profissionalização das finanças.
Clique aqui e conte com nossos profissionais para auxiliar em sua rotina!