A lucratividade empresarial é um dos medidores mais importantes para qualquer negócio. Afinal, é o lucro que garante o crescimento do seu negócio.
Não é apenas vendendo mais que conseguirá aumentar o lucro. Fazer uma efetiva gestão de custos também pode fazer milagres para sua lucratividade empresarial.
Como alcançar esse objetivo tão almejado? Existem diferentes formas de gerenciar melhor os custos de sua empresa e você precisa conhecer algumas delas com urgência!
Para te ajudar nessa tarefa, confira abaixo algumas dicas que podem ajudar a reduzir a quantidade de números negativos no seu fluxo de caixa e impulsionar sua lucratividade empresarial!
Índice
1. Reduza seu pagamento de impostos (legalmente!)
Sabia que você pode reduzir a quantia de impostos que paga? Algumas vezes, o regime tributário que rege o seu negócio não é tão vantajoso quanto pensava.
Também pode estar perdendo oportunidades de conseguir reduções ou até mesmo isenções tributárias. Por exemplo, empresas que operam no regime de Lucro Real podem investir em iniciativas culturais, esportivas ou científicas, ganhando isenções em troca.
Vale lembrar que esse é apenas um exemplo. Existem outras medidas para reduzir seus impostos. Por isso, vale a pena ligar para o seu contador e conferir se há alguma oportunidade disponível.
2. Reavalie seus preços de venda
A gestão de custos não significa apenas administrar o que sua empresa gasta. Também envolve o preço de venda e custo dos produtos, chave para melhorar sua lucratividade empresarial.
Um profissional especializado poderá avaliar quais custos de produção podem ser reduzidos. Ele também consegue reavaliar o preço de venda, de maneira que o produto permaneça competitivo, mas sem perder margem de lucro.
3. Faça investimentos inteligentes
Sua empresa usa um software arrojado com um número interminável de funções? Será que suas equipes utilizam todas essas funcionalidades?
Mesmo que o investimento faça com que tenha um retorno financeiro ou produtivo, cuidado para não “investir demais”. No exemplo do software acima, sua empresa pode investir em um programa que tenha apenas as funções que precisa, mas com uma mensalidade mais barata, diminuindo os custos.
4. Negocie prazos e descontos com fornecedores
A boa e velha “chorada” é uma prática que deve estar presente na rotina do seu setor de compras. Busque reduzir os custos negociando descontos com seus fornecedores e, assim, aumente sua lucratividade empresarial.
Você também pode pedir maiores prazos para pagamento. Lembre-se que, quanto maior o prazo, mais tempo terá de fazer novos negócios para ter o dinheiro em caixa na hora de pagar a fatura.
5. Invista em um profissional especializado
Contratar um profissional especializado é um custo a mais. Por outro lado, seu foco em usar a gestão de custos para melhorar a lucratividade empresarial compensará o investimento.
Por isso, procure alguém que possa analisar toda a situação financeira e seja capaz de desenvolver estratégias para melhorar o uso de recursos. Contadores especializados em gestão financeira e no próprio gerenciamento de custos podem ser boas ferramentas para alcançar esse objetivo, por exemplo.
Como estão sendo geridos os custos da sua empresa? Precisa de ajuda para fazer uma boa gestão de custos?
Se a sua resposta para nossa última pergunta for sim, não hesite por mais um segundo sequer. Fale conosco para que possamos te ajudar a melhorar sua lucratividade empresarial!
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Hands Financeiro.
Atuamos como um agente de transformações para facilitar e dinamizar a gestão e o acompanhamento dos resultados da sua empresa.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.
Estamos apenas te esperando.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!