Índice
Indicadores financeiros do comércio
Os indicadores financeiros consistem no controle de resultados que permitem dados do setor financeiro do comércio para que seja elaborada uma análise de desempenho e de resultado.
Sem os indicadores financeiros, torna-se impossível tomar decisões de forma assertiva. Não é por acaso que o principal intuito deles é orientar a tomada de decisão.
Embora sua importância seja bastante comentada, poucas empresas fazem uma métrica por meio de seus indicadores financeiros.
Afinal, estabelecer, arrecadar, fortalecer e verificar essas informações não são atividades fáceis, visto que é necessário tempo, assim como um gerenciamento direcionado para resultados e para disciplina.
Para entender mais sobre os indicadores financeiros do comércio, continue a leitura deste conteúdo.
Qual a importância dos indicadores financeiros?
Os indicadores financeiros são capazes de apontar todo o progresso passado baseado em resultados mensais.
Do mesmo modo, possibilita uma previsão, com base no orçamento, determinando qual será o resultado nos períodos seguintes.
De acordo com as informações coletadas, é permitido um olhar diferente e mais amplo sobre as fraquezas e sobre os pontos positivos do seu negócio.
Então, é possível fazer um planejamento e elaborar novas técnicas na gestão de recursos.
Veja também:
Seleção dos melhores indicadores financeiros para comércio, confira!
- Faturamento: trata-se da soma de todos os valores referentes às vendas de produtos, seja mensal ou anual;
- Lucro bruto: significa a receita totalizada do comércio custos diretos e indiretos relacionados à produção dos bens ou dos serviços;
- Ponto de equilíbrio: atua no cálculo de quanto a empresa necessita vender para continuar atuando longe de prejuízos;
- Margem de lucro: refere-se à porcentagem que o empresário inclui os custos totais de um produto, estabelecendo seu lucro em cada venda;
- Rentabilidade: aquela que faz comparação de seus lucros aos investimentos exercidos no negócio;
- Lucratividade: a representação de tudo que a empresa ganhou relacionada ao que recebeu;
- Liquidez corrente: trata-se da revelação da capacidade que o comércio tem de suprir com suas demandas em curto prazo;
- ROI: também conhecido como um Retorno sobre Investimento, é uma métrica usada para saber o quanto a empresa lucra em rendimentos financeiros diante de qualquer investimento feito;
- Ticket médio: considerado o queridinho da área comercial, ele indica o quanto seu estabelecimento fatura por cada cliente;
- Rotatividade: aponta o quão rápido o inventário foi renovado em um tempo específico ou qual é o período de um produto na prateleira antes da venda.
Se falou de financeiro, falou de Hands!
Agora que você já sabe quais são os indicadores financeiros que podem ser utilizados em seu comércio, que tal conversar com o especialista para que esses indicadores funcionem de maneira adequada?
Nós, da Hands Business, atuamos com estratégias que podem melhorar, de forma imensurável, os seus negócios.
Em algum lugar de seu eletrônico, estarão aparecendo os botões de contato, clique neles e venha ter respostas incríveis para seu negócio!
Ter uma gestão de indicadores financeiros de excelência!