Seu fluxo de caixa trabalha a favor do seu lucro? Entenda como manter seu caixa no azul, na postagem de hoje!
O Rafael estava mesmo com um problema gigantesco na empresa dele…
O FLUXO DE CAIXA, simplesmente, sempre estava com sérios problemas, o que ocasionava uma conta no vermelho que não deixava a empresa prosperar!
Assim, ele resolveu seguir os nossos conselhos e atendimentos contábeis, conseguindo superar suas dificuldades!
Índice
Então, como manter o caixa da sua empresa no azul, através do fluxo de caixa?
Vamos por partes… Por isso, listaremos aqui alguns procedimentos necessários, como:
- Registro e categorização de todas as movimentações.
- Verificações diárias.
- Planejamento de estoque.
- Avaliação da precificação dos seus produtos ou serviços.
Vamos entender melhor todos esses aspectos e soluções para seu fluxo de caixa?
Registro e categorização de todas as movimentações no seu fluxo de caixa
Todos os valores, tanto os que entram quanto os que saem, devem ser registrados, para que se tenha o controle financeiro real..
Somente assim você consegue organizar as contas e evitar que o descontrole tome conta das suas atividades financeiras empresariais.
Portanto, crie categorias e subdivisões, de modo a saber e mapear onde e de que maneira estão os escapes mais intensivos, como também os mais supérfluos de sua empresa.
Sabendo de onde estão vindo os custos, gastos e investimentos, com certeza, fica bem mais fácil entender como utilizar melhor os recursos ou eliminar alguns desgastes financeiros.
Verificações diárias em seu fluxo de caixa
Somente com verificações cotidianas é que se pode evitar as surpresas ruins!
Através desse método você consegue se planejar e até prever situações negativas, podendo tomar atitudes mais assertivas com a sua gestão financeira.
É importante estar de olhos bem abertos nesse sentido, pois qualquer descuido pode fazer com que você se esqueça de anotar saídas e entradas importantes, ou até mesmo esquecer do uso emergencial para algum objetivo.
Planejamento de estoque
O estoque é um dinheiro chamado de capital imobilizado. Isso porque ele não gera receitas e nem juros.
Sendo assim, é importante entender como o seu estoque pode ser aproveitado em situações especiais para movimentar mais dinheiro.
Por exemplo: um estoque parado por muito tempo pode gerar perda de dinheiro, seja porque o produto está vencido ou porque saiu de moda. Nesses casos, é bom ver quanto de desconto pode ser considerado, para que o dinheiro não se perca totalmente.
Produtos em promoção ou pagos com desconto podem ser ótimas soluções para deixar seu fluxo de caixa no azul e prover capital emergencial.
Você precisa entender qual é o valor que seu estoque possui, afinal de contas, ali tem dinheiro, muitas vezes, parado!
Avaliação da precificação dos seus produtos ou serviços
É preciso saber se, realmente, a precificação daquilo que você oferta e vende está te rendendo bons frutos, ou seja, muitas vezes, o empreendedor, por desconhecimento ou até mesmo desatenção, não sabe precificar corretamente os produtos ou serviços, assim, mesmo vendendo, acaba ficando no vermelho!
E existe coisa mais agravante do que essa? De verdade, NÃO!
Por isso, é bom sempre poder contar com uma empresa que seja capaz de colocar as suas contas em ordem, já que diversos mecanismos de apoio e análise devem ser considerados na hora de calcular o percentual de lucro sobre cada tipo de produto ou serviço, de modo que nem fique acima demais, nem abaixo demais do seu fator de equilíbrio empresarial!Portanto, se precisar dessa e de outras ajudas contábeis, financeiras, legais e tributáveis, venha conversar conosco!