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Entenda o que é a projeção de faturamento, a importância para a sua empresa e veja dicas para fazer da maneira correta!
Empreender no Brasil é uma atividade extremamente complicada, sem contar o fato de que ainda existem diversos pontos que dificultam a abertura e gestão de uma empresa, como, por exemplo, a alta carga tributária que recai sobre as empresas e dificulta o desenvolvimento do negócio.
Contudo, há diversos pontos que, quando levados em consideração, podem amortizar as dificuldades que tanto o empresário quanto o gestor do empreendimento encontram a fim de não apenas melhorar a atuação e reconhecimento da empresa, mas de possibilitar o desenvolvimento saudável e constante.
Dessa maneira, é de suma importância que o gestor da empresa compreenda as possibilidades que as mais diversas ferramentas agregam à sua atividade. Sendo assim, hoje, falaremos sobre a estimativa de faturamento e como ela pode transformar a sua empresa por completo, fazendo com que tudo se torne mais simples e seja possível ter um overview completo do seu negócio.
E então, vamos lá?
Boa leitura!
O que é Faturamento?
O faturamento, assim como todos sabemos, é um dos maiores indicadores de sucesso de um empreendimento. Sendo assim, podemos caracterizá-lo como sendo a soma total dos valores arrecadados por uma empresa de acordo com um determinado período de tempo e, é claro, com base em suas atividades comerciais.
Dessa maneira, é importante compreender o fato de que, para apurar o faturamento, é preciso considerar todas as entradas financeiras, sejam elas baseadas na venda de produtos ou na prestação de um serviço.
Visto isso, para que seja possível estimar o faturamento de uma empresa, vale considerar os faturamentos anteriores, já que eles poderão dar uma base para desenvolver um planejamento assertivo à curto, médio e longo prazo.
Sendo assim, através da projeção de faturamento, é possível garantir uma gestão muito mais segura, além de fornecer ao gestor um overview antecipado, bem como compreender a real situação do empreendimento. Destarte, a estimativa de faturamento ainda pode diminuir consideravelmente as perdas financeiras e aumentar a produtividade do negócio. Ou seja, sua utilização é de extrema importância para que se torne possível melhorar não apenas a gestão, mas o empreendimento como um todo.
Como fazer a estimativa de faturamento?
Antes de compreender como fazer uma projeção de faturamento para a sua empresa, é relevante levar em conta o fato de que essa ação poderá ter total incidência de fatores externos, tais quais o avanço ou retrocesso do mercado, inflação, aumento nas taxas de juros, a conjuntura política e econômica, entre outros. Por isso, é primordial não ser otimista, mas sim realista e basear a sua projeção de faturamento na projeção de fluxo de caixa empresarial.
Dessa forma, ao definir metas de vendas para conseguir estimar o faturamento, é preciso se atentar aos seguintes fatores:
- Despesas e custos do negócio;
- Identificar e compreender o comportamento do mercado consumidor;
- Identificar seus concorrentes e compreender suas estratégias;
- Período de estabelecimento da meta.
Tendo em vista as informações acima, vamos às dicas sobre como fazer a projeção de faturamento do seu empreendimento:
1 – Fidelize seus clientes. Afinal de contas, clientes satisfeitos mantém a constância e fazem indicações.
2 – Faça o controle gerencial das vendas da empresa. Essa ferramenta gerencial ajuda diretamente no processo de tomada de decisões, além de permitir a compreensão de dados passados e as previsões de resultados.
3 – Tenha como seu maior aliado o fluxo de caixa, porque ele permitirá que você entenda os valores arrecadados, assim como poderá ajudar diretamente na previsão de faturamento.
E então, o que achou das informações sobre a estimativa de faturamento? Conseguiu compreender a importância dessa atividade para manter a saúde financeira da sua empresa?
Lembre-se sempre que o apoio de um contador é extremamente importante para o seu negócio, uma vez que a atuação deste profissional visa melhorar o desenvolvimento empresarial e fazer com que as suas estratégias o levem ao mais alto nível de sucesso!
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