Índice
Falência: entenda o que você deve fazer para deixar seu escritório longe desse problema
A falência é um problema que neste momento beira muitos negócios, principalmente devido ao contexto da pandemia. Então, leia o nosso artigo e entenda o que pode ser feito para evitar que sua contabilidade seja mais uma vítima.
Empreender no Brasil é um grande desafio, e não são raras as situações em que empresas passam por dificuldades e precisam decretar falência.
Porém, muitas das situações que fizeram esse tipo de situação surgir poderiam ser evitadas.
Isso porque problemas relacionados à falta de controle, principalmente financeiro, podem contribuir significativamente para esse tipo de realidade.
Nesse sentido, reunimos informações valiosas que vão te ajudar a evitar que seu escritório de contabilidade passe por situações como essas.
O que é falência
No senso comum entendemos falência como o ato de uma empresa encerrar suas atividades.
Mas você sabia que esse também é um termo usado no direito e que apesar de estar alinhado com esse pensamento, possui muitos outros detalhes importantes a serem considerados?
Para começar, a falência trata-se de todo um processo que é realizado quando a empresa não tem capacidade de pagar seus credores.
Existe uma lei específica que trata sobre o assunto em nosso país, que é a Lei nº 11.101, de 9 de fevereiro de 2005, também chamada de “Lei de Falências”.
Dentre os pontos que ela traz, informa:
- As situações em que ela não deverá ser aplicada;
- Como os créditos deverão ser verificados;
- A forma como o administrador judicial será nomeado;
- Como o comitê de credores será feito.
No processo de falência é realizado o levantamento dos bens disponíveis para pagamento de dívidas.
A partir daí são feitos os pagamentos aos credores, de acordo com as prioridades estabelecidas em lei, o que também é chamado de “concurso de credores”.
Recuperação judicial: uma luz no fim do túnel?
Precisamos sinalizar que nem toda situação difícil que sua empresa esteja passando será sinônimo de falência.
Isso porque, mesmo que ao buscar realizar uma gestão adequada em seu escritório você não consiga melhorar os resultados, poderá apelar para a recuperação judicial antes de decretar falência.
A recuperação judicial consiste em um processo judicial que pode ser movido antes de se decretar falência, o qual concede à empresa um prazo (que costuma ser de 180 dias) para que ela possa retomar o controle do seu negócio, enquanto negocia seus débitos junto aos fornecedores.
Caso seu escritório contábil esteja passando por maus momentos e você esteja pensando em fechar as portas, entrar com pedido de recuperação judicial poderá garantir o fôlego que você precisa para organizar o seu estabelecimento.
Conheça os principais problemas que levam empresas a fecharem suas portas
Dentre os principais problemas que levam empresas a decretarem falência, temos a falta de um controle financeiro adequado.
Isso quer dizer que preços de serviços são estabelecidos considerando apenas o praticado pelos concorrentes, não existe um controle correto dos índices de inadimplência do escritório, empréstimos bancários acabam sendo feitos se critérios adequados, o sócio acaba por misturar suas despesas pessoais com a do estabelecimento.
E sim, existem escritórios de contabilidade que, infelizmente, acabam caindo nessas armadilhas tão combatidas pela profissão.
Entenda como um controle adequado do seu patrimônio vai te ajudar a ficar longe de situações como essas
Nesse contexto, é sempre importante acompanhar de maneira muito próxima toda movimentação realizada pelo seu escritório.
Então, contar com o apoio de um serviço de BPO Financeiro, além de contribuir para que você tenha mais tempo para se dedicar ao progresso de seus clientes, você ainda tem a segurança de contar com especialistas para tomar conta das finanças do seu negócio.
E nós, da Hands Financeiro, fornecemos o apoio que seu escritório contábil precisa para ter um controle adequado e ficar longe ou se reestruturar com mais facilidade quando o assunto for falência em seu negócio.
Você ainda tem mais alguma dúvida ou precisa de informações complementares?
Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!
QUERO UM CONTROLE EFETIVO PARA MINHA CONTABILIDADE!