Você já deve ter ouvido falar do demonstrativo de resultado, mas faz alguma ideia da sua importância? Descubra agora!
Se você trabalha com controladoria, finanças, planejamento, se está iniciando nessas áreas, ou mesmo se for um empresário que deseja compreender melhor a importância dessa poderosa ferramenta para seus negócios, você está no lugar certo!
No post de hoje, aqui no blog da Hands, você entenderá pontos fundamentais sobre o Demonstrativo de Resultado e o quanto essa ferramenta pode te ajudar nas decisões relativas às suas finanças e seus resultados.
Vamos conhecer mais?
O DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) é uma ferramenta poderosa e muito útil para alavancar seu negócio!
Ele é uma ferramenta contábil que possibilita o acompanhamento completo das movimentações econômicas do seu negócio, garantindo que você entenda, de verdade, o que está causando prejuízos ou gerando lucro.
A elaboração mensal do DRE é fundamental para que você acompanhe os resultados e tenha o entendimento do que está acontecendo no seu negócio. Basicamente, estamos falando de um instrumento que detalha tudo que compõe o resultado da empresa. Esse demonstrativo é elaborado através do confronto das receitas, impostos, custos e despesas de um mesmo período, o que possibilita tomar decisões muito mais estratégicas e assertivas com base nas informações geradas.
O DRE é indispensável quando falamos em analisar a saúde econômica de uma empresa e também para garantir os interesses do empresário e dos seus sócios, por isso ele deve ser elaborado mensalmente ou se possível até mesmo em tempo real, pois assim as decisões se tornam mais ágeis.
Um outro ponto muito importante é que o DRE deve ser realizado em regime de competência, ou seja, todas as receitas, despesas e custos que compõem o demonstrativo devem pertencer ao mesmo período e obedecer às datas de geração e não às datas de vencimento, pagamento ou recebimento.
Estruturando o Demonstrativo de Resultado
Estruturar o DRE requer que você crie algumas separações de grupos de receitas e despesas conforme o modelo abaixo:
Receita de Vendas
(-) Deduções e Impostos
= Receita Líquida
(-) Custos Variáveis
= Margem Bruta
(-) Despesas Variáveis
= Margem de Contribuição
(-) Despesas Fixas
= EBITDA
(-) Depreciação, Exaustão e Amortização
(-) Resultado Financeiro
= Resultado Bruto
(-) Tributos s/ Lucro
= Resultado Líquido
Eu preciso de uma contabilidade para ter DRE?
Para efeito de gestão do seu negócio o DRE deve ser elaborado pelo seu gestor financeiro, seja ele do seu departamento financeiro interno ou terceirizado e este demonstrativo será fundamental na tomada de decisões para garantir resultado positivo no seu negócio.
Nós, aqui na Hands, podemos fazer isso por você!
Somos especialistas em terceirização financeira e podemos cuidar do seu departamento financeiro com segurança, agilidade e praticidade, tudo de forma 100% digital.
E o melhor de tudo: você acompanha tudo que acontece através do nosso aplicativo no seu celular.
Conheça mais sobre a Hands!