Atualizado em março de 2023
Índice
Veja 8 erros fatais a serem evitados no controle financeiro de comércios
Conheça quais os principais erros cometidos no controle financeiro e evite problemas na rotina de seu comércio
O controle financeiro é um conjunto de ações que envolvem análise, avaliação e controle de dados financeiros de uma empresa ou casa, visando administrar despesas, equilibrar as finanças, realizar investimentos e construir reservas financeiras.
Ele é importante para monitorar o fluxo financeiro do negócio, controlar as entradas e saídas de dinheiro, e garantir a saúde financeira das empresas, comércios e demais negócios, independente do segmento.
Pensando nisso, preparamos este artigo para apresentar a importância de realizar um controle financeiro efetivo e alguns dos principais erros cometidos na rotina dos empreendedores.
Continue conosco e tenha uma excelente leitura!
Qual a importância do controle financeiro para seu comércio?
O controle financeiro é fundamental para manter o equilíbrio das finanças e a administração do negócio, sendo uma ferramenta importante para monitorar e ter acesso rápido ao fluxo financeiro do comércio, controlando as entradas e saídas de dinheiro, e garantindo a saúde financeira da empresa.
Além disso, o controle financeiro empresarial é importante para planejar estratégias e previsões, e para garantir a sustentabilidade do negócio.
Saiba mais sobre o controle financeiro nos materiais abaixo:
Veja 8 erros fatais no controle financeiro de comércios
Existem uma série de erros na gestão do controle financeiro que podem ser fatais ao seu comércio.
Afinal, nem sempre os problemas relacionados às finanças de um negócio possuem soluções tão rápidas, ou são fáceis de serem resolvidos, por exemplo.
Abaixo, apresentamos alguns dos principais erros para se atentar em sua rotina:
Misturar finanças empresariais e pessoais
Erro comum nas empresas pequenas que não fazem corretamente ou não possuem controle do fluxo de caixa.
Assim, torna-se difícil fazer a separação entre o que pertence à empresa e o que é de uso pessoal.
Não elaborar e/ou fazer uma projeção do fluxo de caixa
O caixa é o retrato do resultado de todas as decisões tomadas pela empresa.
Para ter melhor visibilidade, o empresário precisa elaborar o fluxo de caixa.
Conhecer os pagamentos e recebimentos dos próximos meses dá margem para que se possa tomar a melhor decisão entre diversas alternativas possíveis.
Realizar um controle de estoque ineficaz
O planejamento do estoque é uma ação que contribui para a redução de custos.
A melhor estratégia é calcular o estoque ideal para reduzir custos de armazenamento e dimensionar melhor as compras.
Não conseguir controlar o nível do estoque, seja por excesso, seja por falta, pode ser fatal para a empresa, podendo gerar prejuízos incalculáveis.
Ignorar a lucratividade do seu comércio
Fazer mensalmente o DRE ajuda a acompanhar o lucro dos últimos períodos, além de identificar possíveis sazonalidades do negócio.
Trata-se de uma ferramenta contábil simples, que mostra o verdadeiro resultado da empresa, auxiliando na tomada de decisões em caso de prejuízo.
Não realizar um planejamento financeiro adequado
Planejamento só é possível tendo conhecimento pleno das informações do negócio.
A automatização de processos pode ajudar a organizar os dados e também a aprimorar a forma de análise.
Não calcular o preço de venda corretamente
Conhecer a margem de cada bem ou serviço é fundamental para evitar prejuízos. Somente dessa forma se pode optar por continuar ou não ofertando um produto.
Não utilizar os recursos de maneira consciente
Uma estratégia importante na condução dos negócios é saber investir e diversificar as aplicações financeiras, aproveitando as sazonalidades da empresa.
Não utilizar um sistema de gestão financeira efetivo
Um software de gestão financeira é fundamental para ter maior controle sobre todas as movimentações da empresa.
Com um sistema eficaz, é possível observar o fluxo de caixa, a folha de pagamento, os estoques, as contas a pagar e a receber, entre outras variáveis.
Como a terceirização da gestão financeira pode ajudar no controle das finanças?
A terceirização da gestão financeira pode ajudar no controle das finanças de seu comércio de várias maneiras — ao terceirizar essa atividade, poderá se concentrar em sua atividade principal.
Além disso, a terceirização pode aumentar a produtividade das equipes, melhorar a qualidade do controle financeiro e reduzir os gastos e problemas envolvendo a gestão financeira.
Sendo assim, possibilitará gerar economia para a empresa, pois evita a necessidade de contratar e treinar funcionários para essa função.
Conte conosco, da Hands Financeiro
Somos uma empresa focada em fornecer gestão financeira de precisão para pequenas empresas que buscam equilíbrio e segurança por meio da especialização financeira.
Para isso, utilizamos uma plataforma de última geração que gera relatórios em tempo real e permite acompanhamento dinâmico por gestores e clientes.
Através do desenvolvimento de ferramentas técnicas, buscamos constantemente soluções para problemas clássicos e emergentes em empresas de diversos setores.
Melhoramos continuamente o nível de informação de cada colaborador e da nossa plataforma, transformando a Hands num agente transformacional que facilita e simplifica a gestão e acompanhamento do desempenho da empresa.
Nosso foco é proporcionar a comodidade que os empreendedores buscam no seu dia a dia para acompanhar seus gastos por hora.
Atualizado em março de 2023
Clique aqui para terceirizar a gestão financeira de seu comércio!