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Entenda a importância da Carta de Responsabilidade da Administração para sua contabilidade
Saiba o que é e como funciona a carta de responsabilidade da administração e garanta a atuação regular da sua contabilidade
Contador, o papel que você exerce dentro de um negócio é de suma importância, ainda que muitos empresários nem sempre vejam isso…
Mas nós, e você, sabemos o quanto cada pormenor que é cuidado pela sua contabilidade é vital para o futuro dos seus clientes, o que, consequentemente, faz com que você tenha sempre uma grande responsabilidade para lidar.
E quando se trata de responsabilidades que envolvem terceiros, é sempre imprescindível ter formas de garantir a segurança de ambas as partes, e esse é o papel da carta de responsabilidade da administração.
Por sabermos da importância desse documento, preparamos o artigo de hoje para trazer informações importantes sobre o assunto.
Carta de responsabilidade da administração – O que é e como funciona?
A carta de responsabilidade da administração é um documento contábil que você deve ter em mãos, sendo fornecido pela administração das empresas as quais você atende.
Isso porque essas cartas evidenciam a responsabilidade das empresas para com o controle interno de seus negócios e com o fornecimento de informações e documentos necessários para que você, contador, possa realizar seu trabalho.
No Art. 2º da Resolução do CFC nº 987/03, está formalizada a obrigatoriedade deste documento.
Isso isenta a responsabilidade da contabilidade?
Essa é uma dúvida comum quando se trata da carta de responsabilidade da administração, justamente por aparentar que toda a responsabilidade estará sob a empresa, contudo, não é esse o caso.
A sua contabilidade segue sendo responsável pela execução adequada de todos os serviços contábeis contratados, e, com a carta de responsabilidade da administração em mãos, você tem condições de cobrar documentos, informações e afins.
Com isso, fica clara a responsabilidade da empresa, contudo, é importante lembrar que você, como contador, possui as suas responsabilidades também.
O que deve constar na carta de responsabilidade da administração?
Para deixar isso claro, vamos deixar aqui um checklist do que deve constar neste documento:
- Dados do profissional contábil responsável pela elaboração dos relatórios contábeis da empresa;
- Razão social e CNPJ da empresa em questão;
- Período de validade do documento;
- As cláusulas que garantem que tudo que for escriturado pelo contador é verídico e fidedigno com a empresa;
- As cláusulas que garantem que todo o trabalho realizado pela contabilidade está sendo feito com base nos documentos fornecidos pela administração;
- As cláusulas que explicitem a não existência de fraudes por nenhuma parte nas demonstrações contábeis;
- As cláusulas que garantem que nenhuma lei será violada;
- Assinaturas dos envolvidos.
Garanta completa conformidade para sua contabilidade
Esse é um aspecto importante ao qual você deve se atentar, contudo, existem outros pontos fundamentais que exigem sua atenção para que sua contabilidade funcione de forma adequada.
E para que você possa focar em garantir a conformidade dos serviços que realiza, conte conosco, da Hands, para cuidar dos outros aspectos fundamentais para você!
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