Ícone do site Terceirização Financeira | Hands Financeiro

Carta de Responsabilidade da Administração – O que é?

Tudo O Que Voce Contador Precisa Saber Sobre Carta De Responsabilidade Da Administracao Post Notícias E Artigos Contábeis - Terceirização Financeira | Hands Financeiro

Entenda a importância da Carta de Responsabilidade da Administração para sua contabilidade

Saiba o que é e como funciona a carta de responsabilidade da administração e garanta a atuação regular da sua contabilidade

Contador, o papel que você exerce dentro de um negócio é de suma importância, ainda que muitos empresários nem sempre vejam isso… 

Mas nós, e você, sabemos o quanto cada pormenor que é cuidado pela sua contabilidade é vital para o futuro dos seus clientes, o que, consequentemente, faz com que você tenha sempre uma grande responsabilidade para lidar. 

E quando se trata de responsabilidades que envolvem terceiros, é sempre imprescindível ter formas de garantir a segurança de ambas as partes, e esse é o papel da carta de responsabilidade da administração. 

Por sabermos da importância desse documento, preparamos o artigo de hoje para trazer informações importantes sobre o assunto. 

Carta de responsabilidade da administração – O que é e como funciona? 

A carta de responsabilidade da administração é um documento contábil que você deve ter em mãos, sendo fornecido pela administração das empresas as quais você atende. 

Isso porque essas cartas evidenciam a responsabilidade das empresas para com o controle interno de seus negócios e com o fornecimento de informações e documentos necessários para que você, contador, possa realizar seu trabalho. 

No Art. 2º da Resolução do CFC nº 987/03, está formalizada a obrigatoriedade deste documento. 

Isso isenta a responsabilidade da contabilidade? 

Essa é uma dúvida comum quando se trata da carta de responsabilidade da administração, justamente por aparentar que toda a responsabilidade estará sob a empresa, contudo, não é esse o caso. 

A sua contabilidade segue sendo responsável pela execução adequada de todos os serviços contábeis contratados, e, com a carta de responsabilidade da administração em mãos, você tem condições de cobrar documentos, informações e afins.

Com isso, fica clara a responsabilidade da empresa, contudo, é importante lembrar que você, como contador, possui as suas responsabilidades também. 

O que deve constar na carta de responsabilidade da administração?

Para deixar isso claro, vamos deixar aqui um checklist do que deve constar neste documento: 

Garanta completa conformidade para sua contabilidade 

Esse é um aspecto importante ao qual você deve se atentar, contudo, existem outros pontos fundamentais que exigem sua atenção para que sua contabilidade funcione de forma adequada.

E para que você possa focar em garantir a conformidade dos serviços que realiza, conte conosco, da Hands, para cuidar dos outros aspectos fundamentais para você! 

Nós possuímos a expertise e experiência necessárias com contabilidade para garantir a eficiência dos seus números enquanto você cuida com máxima excelência de seus clientes.

Sendo assim, não hesite em contar conosco! 

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Hands Financeiro.

Atuamos como um agente de transformações para facilitar e dinamizar a gestão e o acompanhamento dos resultados da sua empresa.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Sair da versão mobile