Índice
O contador vem sendo apresentado, aos poucos, a uma nova parceira, uma assistente pessoal que o ajudará a fazer o que a sua profissão de fato exige e promoverá um novo futuro para a contabilidade.
Se você perguntar para algumas pessoas qual é a função de um contador, é possível que nove entre dez delas respondam coisas como, calcular impostos, emitir guias, tirar dúvidas fiscais, relembrar qual o NCM daquele produto incluído na nota fiscal. Essas são funções do cotidiano do contador, mas a profissão vai bem além disso.
Enquanto se discute o futuro da contabilidade e – pasmem – a possibilidade do fim da profissão do contador devido à evolução constante da tecnologia e de trabalhos realizados pela inteligência artificial, a situação pode ser enxergada de outra forma, bem mais otimista.
Toda essa evolução tecnológica que para muitos é assustadora, deve ser vista como uma dádiva, uma parceira que estará ali, realizando as tarefas mais simples solicitadas, tirando da sua frente a burocracia que muitas vezes atrapalhava um maior aprofundamento nos problemas dos seus clientes.
Mas porque estão dizendo que o futuro da contabilidade está ameaçado pela tecnologia?
Uma coisa é verdade: muitas profissões tendem a acabar ou sofrerem grandes alterações em seus modelos atuais por causa da quarta revolução industrial, mas a situação pode não ser tão assustadora assim para o futuro da contabilidade.
Sabe aquelas tarefas que para uma pessoa leiga são chatas e complicadas? Pois é, para um contador elas são apenas a ponta do iceberg. Essa parte da rotina contabilista tem sido cada vez mais realizada por meios tecnológicos, afinal cálculos gerados por máquinas são infinitamente mais rápidos do que por humanos. Com esse suporte ao seu lado, os contadores – aqueles antenados e atualizados, preocupados em evoluir enquanto profissionais – terão mais tempo e liberdade para mergulhar na parte mais profunda que o trabalho exige.
A tecnologia ajuda, mas ainda está longe de raciocinar estrategicamente.
O papel do profissional contador é muito mais importante quando ele atua com mais proximidade do cliente, como um consultor ativo e crítico sobre as decisões financeiras e mercadológicas da empresa. Essa administração financeira e contábil sempre vai precisar de técnica, experiência, estratégia e uma compreensão ampla do ambiente do cliente, características que a nossa tecnologia ainda não alcançou.
O futuro da contabilidade está diretamente ligado ao futuro de todas as empresas que precisam de estratégia financeira.
Com os cálculos básicos sendo realizados automaticamente, haverá mais foco no que realmente importa para melhorar a saúde financeira e fiscal dos clientes, potencializando a qualidade do resultado final.
Você, como contador, pode ficar mais tranquilo quanto ao futuro da contabilidade, pois a tecnologia veio como uma nova aliada, dedicada na linha de frente da sua rotina e, assim, trabalhando para otimizar sua vida e a gestão financeira de seus clientes.
É de extrema importância que você, contador, esteja sempre alinhado às novas tecnologias para gestão do seu trabalho. A Hands está disposta a impedir que o futuro da contabilidade seja comprometido e evitar que você perca todos os investimentos de uma vida.
Entre em contato para saber mais sobre como garantiremos um futuro próspero a você.
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Hands Financeiro.
Atuamos como um agente de transformações para facilitar e dinamizar a gestão e o acompanhamento dos resultados da sua empresa.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.
Estamos apenas te esperando.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!