Para manter uma empresa que irá alcançar o sucesso, é preciso conhecê-la como um todo, aplicando ferramentas que viabilizem a sua análise para que possa ocorrer a identificação de melhorias necessárias. Uma das formas de realizar isso, é por meio da análise SWOT.
Esta análise é uma ferramenta comumente usada pelo marketing, porém, levanta informações importantes sobre o negócio como um todo.
Neste artigo, vamos falar sobre o que é a análise SWOT, como ela funciona e de forma ela indica o que precisa ser melhorado em sua empresa.
Continue lendo e confira!
Índice
O que é a análise SWOT?
Também conhecida como análise FOFA, as letras de SWOT significam:
S – Strengths – Forças
W – Weaknesses – Fraquezas
O – Opportunities – Oportunidades
T – Threats – Ameaças
Ao passo que FOFA, é a sigla para a tradução dessas palavras para o português.
Essa análise estuda aspectos internos e externos da empresa, ou seja, é a reflexão sobre as forças e fraquezas internas da empresa e a identificação de oportunidades e ameaças externas.
Para compreender melhor como funciona, vamos pensar em cada um desses aspectos separadamente:
Forças – Aspecto interno
Esse aspecto deve ser pensando na parte interna da empresa, ou seja, analisar o que há de positivo e forte dentro do seu empreendimento.
Sendo assim, a estrutura que você tem ao seu dispor, colaboradores capacitados, bons fornecedores, capital para investimento, planejamento, entre outras coisas que se referem a empresa de forma interna são consideradas forças.
Fraquezas – Aspecto Interno
As fraquezas também devem ser identificadas de forma interna, sendo a análise do que ainda não está da forma mais adequada para o funcionamento adequado da empresa.
Tudo que foi citado nas forças que não estiver satisfatório, acaba por se tornar uma fraqueza do negócio.
Oportunidades – Aspecto externo
A partir das oportunidade, a análise que será feita é a do mercado como um todo.
Analisando as oportunidades, você irá identificar como o mercado está, quais são as tendências, o que o público tem buscado e consumido e como sua empresa se encaixa nisso, para que, assim, ela consiga se destacar
Ameaças – Aspecto externo
As ameaças também devem ser consideradas externamente, de forma a analisar que ameaças o mercado traz para o seu negócio.
Observar a concorrência e perceber o que pode ameaçar o seu negócio é uma forma de mapear esse Aspecto externo.
Qual a relevância dessas informações?
Fazer a análise SWOT é uma forma de compreender os aspectos positivos e negativos da sua empresa, o que é importante para direcionar as ações que serão desenvolvidas para corrigir os pontos negativos e potencializar os positivos.
Para realizar a análise SWOT de forma correta e eficiente, e mais, saber como utilizar os dados levantados, pode ser viável ter o auxílio de um profissional que irá lhe oferecer o suporte necessário para isso.
Essa ação pode ser a chave para o funcionamento efetivo da sua empresa.
Gostou do artigo e quer saber mais? Entre em contato conosco e ficaremos felizes em ajudar!
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Hands Financeiro.
Atuamos como um agente de transformações para facilitar e dinamizar a gestão e o acompanhamento dos resultados da sua empresa.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.
Estamos apenas te esperando.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!