Índice
Ponto de equilíbrio financeiro – Como fazer o cálculo?
Alguma vez você já se perguntou “Quanto que é necessário para realmente lucrar?”. Pois bem, por meio do cálculo do ponto de equilíbrio financeiro essa questão se torna fácil!
Todo empresário precisa conhecer muito bem o cálculo do ponto de equilíbrio financeiro, mesmo que não seja ele o responsável pelo financeiro do negócio.
Afinal, saber como é realizado esse cálculo garante um conhecimento preciso sobre as finanças da sua empresa, e o momento é que você se encontra na “estaca zero” dos seus números, mas pode deixar que isso nós, da Hands Gestão, vamos te explicar melhor…
O que é o ponto de equilíbrio financeiro?
O nome desse cálculo já nos dá uma dica muito boa do que ele representa.
Mas, sem mais enrolação, é possível definir o ponto de de equilíbrio financeiro como se tratando da determinação de faturamento mínima para que a sua empresa não tenha prejuízo, e nem lucro.
Complicado? Calmaí, vamos explicar melhor…
Como você bem deve saber, para exercer a sua atividade no mercado é preciso investir, e esse investimento gera gastos para o seu caixa. Portanto, dessa forma, ao faturar, o dinheiro que entra no caixa é destinado, primeiramente, a suprir todos os gastos obtidos para a garantia do exercício da sua atividade, (comércio, prestação de serviços ou indústria,) para que então ele se torne lucro à sua empresa.
Sendo assim, o ponto de equilíbrio se encontra no momento em que você conseguiu abater todos os seus gastos com o faturamento e se encontra com todo o dinheiro investido em mãos, sem lucro e sem prejuízo.
As vantagens disso?
- Saber quanto é necessário ser produzido, comercializado ou realizado para que você comece a lucrar;
- Ter uma visão mais clara sobre o saldo do seu caixa;
- Projetar ações ou demandas futuras com base no seu ponto de equilíbrio financeiro.
- Entre muitas outras que podem variar de setor para setor.
Como realizar o cálculo do ponto de equilíbrio financeiro?
O cálculo em si não é uma tarefa difícil, mas é importante ter uma base de dados precisa, afinal, caso você calcule números irrelevantes, o resultado final será irrelevante.
Uma boa dica para realizar o levantamento dos dados para o cálculo do ponto de equilíbrio financeiro é manter o seu fluxo de caixa muito bem atualizado, uma vez que ele será uma das suas principais fontes de dados.
Portanto, a fórmula do cálculo do ponto de equilíbrio financeiro se dá da seguinte forma:
PE = Gastos Fixos / Margem de Contribuição (%)
Onde:
PE
Se refere ao Ponto de Equilíbrio Financeiro, que é o resultado final da equação.
Gastos Fixos
Se referem às despesas e custos fixos do negócio mensais.
Margem de Contribuição
Esse é o percentual dos custos variáveis que você possui em sua empresa, subtraído pela sua receita, até porque, quanto mais se produz, maiores são seus custos variáveis.
Sendo assim, o percentual dos custos variáveis é determinado tendo como o seu faturamento mensal a referência de 100%.
Posso terceirizar esse serviço?
Sim! Caso você queira garantir, além do cálculo, um acompanhamento preciso das suas finanças, evitando que você fique no prejuízo, conte com os profissionais da Hands Gestão e toda a tecnologia que possuímos para tornar sua administração mais rápida, precisa e segura!
Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos especialistas ou então baixe o nosso App!
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Hands Financeiro.
Atuamos como um agente de transformações para facilitar e dinamizar a gestão e o acompanhamento dos resultados da sua empresa.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.
Estamos apenas te esperando.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!